Quer ser professor(a)? Veja quais escolas públicas do RS ofertam gratuitamente o Curso Normal

Professor_Escola_RodolfoBuhrer_Divulgação

Foto: Congresso em Foco / Divulgação

Curso Normal

O Rio Grande do Sul é um dos poucos Estados que ainda oferta o Curso Normal em seus estabelecimentos de ensino. Este curso de formação docente é o mais antigo do país e ainda está em funcionamento.
Sua origem remonta ao período imperial brasileiro. Em 1835, Dom Pedro II criou a primeira Escola Normal, no município de Niterói (RJ). No Rio Grande do Sul, o curso iniciou em 1869, no Instituto Flores da Cunha, na Capital. Desde então, constituiu-se como principal porta de acesso para formação docente gaúcha, habilitando milhares de professores e professoras.
Atualmente, os gaúchos e gaúchas podem procurar em qualquer região do Estado uma Escola Normal, pois este curso é ofertado em todas as Coordenadorias Regionais da Educação. São cerca de 100 estabelecimentos que ofertam o Curso Normal.

ASPECTOS DO CURSO

O Curso Normal visa a formação de docentes para atuar na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e no Ensino Fundamental (Anos Iniciais: 1º ao 5º ano). Seu principal objetivo é preparar os alunos junto ao ambiente em que atuarão, ou seja, no “chão da escola”. O fazer pedagógico baseia-se em constantes práticas em instituições de ensino, através de monitorias, projetos de ensino, aplicação de planos de aula, estágios supervisionados e contação de histórias.

Hoje, o curso é ofertado de duas formas:

*Ensino Médio – Curso Normal: integrado ao Ensino Médio regular, constitui-se por três blocos: Formação Geral, Parte Diversificada e Formação Profissional, com a duração de 3 anos e 6 meses, inclui 400 horas de estágio profissional supervisionado. Sendo a conclusão deste estágio critério obrigatório para obtenção do diploma.
Público-alvo: alunas e alunos que concluíram o Ensino Fundamental e querem realizar um curso profissionalizante a partir do 1º ano do Ensino Médio, com objetivo de tornarem-se professoras e professores.

*Curso Normal – Aproveitamento de Estudos: subsequente ao Ensino Médio, constitui-se somente pelo bloco da Formação Profissional, com a duração de 2 anos. Inclui 400 horas de estágio profissional supervisionado. Também faz-se obrigatória a conclusão do estágio para obtenção do diploma.
Público-alvo: alunas e alunos que concluíram o Ensino Médio e querem realizar um curso profissionalizante, com objetivo de tornarem-se professoras e professores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS ESCOLAS QUE OFERTAM O CURSO NORMAL NO RIO GRANDE DO SUL

 

RESPONSÁVEIS:

   Departamento Pedagógico
   Diretor pedagógico: José Adilson Antunes.
   Coordenadora da Educação Básica: Neli Moreira.
   
   Assessores pedagógicos: Clark Sarmento, Adriana Schneider, Janete Cavalcanti, Letícia Azambuja,         Mara Souza e Claudia Póli.
Telefones: (51) 3288-4885, (51) 3288-4803 e (51) 3288-4802
E-mail: cursonormal–dp@seduc.rs.gov.br

Informações da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul:

http://www.educacao.rs.gov.br/curso-normal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s