Palestra: Diálogo com livros para o ensino do teatro na educação básica

Palestra: Diálogo com livros para o ensino do teatro na educação básica

O objetivo da palestra é divulgar o Projeto de Pesquisa intitulado Diálogo com Livros para o Ensino do Teatro na Educação Básica, uma pesquisa aplicada de conhecimentos sobre teatro e educação que tem por finalidade a reflexão, discussão e crítica do referencial teórico utilizado nas universidades do país objetivando o ensino do teatro em escolas de educação básica.

O palestrante apresentará aos professores o resultado da pesquisa realizada em 2014 e 2015 no curso de Licenciatura em Teatro da UERGS, através da qual os pesquisadores mapearam as universidades brasileiras com cursos de teatro na modalidade licenciatura e levantaram as principais referências bibliográficas por elas utilizadas. Após o levantamento da bibliografia, os pesquisadores realizaram leituras detalhadas das obras, refletindo sobre as possibilidades do fazer teatral no ambiente escolar.

Em sua palestra, Cristiano Goldschmidt, apoiado neste levantamento, no resultado deste processo de leitura, nas discussões e reflexões com o grupo de pesquisadores, indicará títulos que podem ser utilizados pelos professores e apresentará um quadro de referências conceituais que possam estimular ações focadas no ensino do teatro na escola de educação básica de forma que se diferencie da que prevalece na atualidade, a qual tende ao espontaneismo pela falta de convicções teóricas capazes de embasar a sua prática, bem como, por desenvolver suas atividades sem objetivos definidos e claros.

Além disso, o palestrante abordará conceitos destas obras que podem auxiliar na tomada de consciência sobre as escolhas das ações cotidianas, dando significado estético às experiências, construindo sujeitos capazes de ampliar suas percepções sobre a realidade e assim transformá-la. Como inserir as pessoas neste processo de fazer e agir conscientemente diante da realidade? Como fazer a arte ser vista como importante para a construção de conhecimento no contexto escolar? Serão algumas questões discutidas com o público durante a palestra.

Palestrante

Cristiano Laerton Goldschmidt1;

Caroline Lazzarotto2; Marli Susana Carrard Sitta3.

1Jornalista, Pedagogo, Especialista em Pedagogia da Arte e em Docência no Ensino Superior. Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi, em Porto Alegre. Graduando em Teatro: Licenciatura – Discente bolsista de Iniciação Científica IniCie (UERGS); 2 Colaboradora da pesquisa, egressa do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs; 3Docente orientador (UERGS).

Fontes de Financiamento: A pesquisa foi contemplada pelo edital PROPPG 12/2014 de bolsas de iniciação científica IniCie-  Ações  Afirmativas  (AAf)/Uergs, edição  2015.

V-Semana-Acadêmica-de-Pedagogia (3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s