O atendimento no HPS de Porto Alegre

Ainda em agosto, sentindo fortes dores abdominais que vinham tirando o meu sossego há cerca de um mês, procurei pela emergência do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde fui examinado pelo Dr. Carlos Alberto Felizola, que ao constatar uma protuberância na parte direita inferior do meu abdômen, de imediato providenciou minha baixa e a realização de alguns exames. Iniciado o processo investigativo, passei a ser atendido pelos médicos Marcos Mottin e Marcos Schwenck, que solicitaram exames complementares, desconfiando que eu estivesse com um apêndice bloqueado. Após a realização de raio x, ecografia e exames de sangue, foi descartado o apêndice, indicando um problema possivelmente mais complicado. Restava, para esclarecimento das dúvidas e chegar a um diagnóstico preciso, realizar uma tomografia computadorizada com contraste. Como o aparelho do HPS estava quebrado há mais de 10 dias, todos os pacientes que precisassem deste exame deveriam entrar em uma fila de espera para realizá-lo no Hospital Cristo Redentor, que encaixava os pacientes provenientes do HPS de acordo com a urgência de cada caso.

Dois dias depois fui levado até lá de ambulância para fazer a tomografia, retornando em seguida ao HPS. O exame apontou tumoração abdominal, ou seja, eu estava com um tumor, e isso poderia significar muitas coisas. A partir daquele momento, já instalado na enfermaria oito do quarto andar, que contava naquele período com 24 leitos, fui submetido a uma dieta líquida e mantido a base de soro durante todo o tempo. Cinco dias depois da baixa, submeteram-me a uma colonoscopia com retirada de material para biópsia, buscando novas respostas que confirmassem a necessidade de uma cirurgia ou indicassem o tratamento que eu deveria seguir. O resultado final da biópsia apontou para um linfoma B de alto grau, ou linfoma não-hodgkin, descartando a cirurgia e indicando o tratamento quimioterápico.

Do período em que fiquei no HPS, só tenho a agradecer pelo atendimento que tive dos excelentes profissionais, tanto da equipe médica quanto das enfermeiras e técnicas em enfermagem, que para o bem do paciente, só não fazem o que não podem. Quero registrar meu agradecimento e dar meus parabéns às enfermeiras Valéria Pontes e Cinara Mauri Santos, e às técnicas em enfermagem Carolina Morandi de Mello e Maclóvia Santos. As únicas falhas que constatei dizem respeito à falta de estrutura, mas sobre estas, estamos habituados a ler na imprensa.

Por essas coincidências da vida, minha melhor amiga, praticamente irmã, que conheci quando morei na Polônia, Dra. Jalise Wolski de Oliveira, médica hematologista, providenciou minha transferência para o Hospital São Lucas da PUC, onde agora estou me tratando com a equipe do Dr. Mario Sérgio Fernandes.

2 comentários sobre “O atendimento no HPS de Porto Alegre

  1. – Antes de tudo: fico muito feliz em lê-lo. Sinal que o velho Chris está voltando! Como vivente de Porto Alegre tenho muita admiração pelo HPAS. Precisei dele uma vez, quando sofri uma fratura nos ossos da mão direita. Recebi um atendimento de primeiro mundo. Inicialmente pelo médico de plntão e sua equipe e depois por um especialista em fratura de mãos. Você já tinha me relatado sobre o seu atendimento no HPS e, confesso, que não não imaginava que este atendimento fosse tão amplo. Garoto você teve muita sorte! Temos que lutar por melhores condições técnicas/estrutura do HPS de Porto Alegre. Abraços!!!

  2. Realmente, o atendimento deles é de alta qualidade. Quando tive que estirpar a vesícula, também de emergência, a atenção deles foi suficiente para me tirar o medo de me submeter à cirurgia num hospital público. A Maclóvia já trabalhava lá e fez um trabalho muito habilidoso em minhas veias de difícil localização.
    Beijo e te cuida muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s