Depoimento de Maria Alice Estrella para Olga Reverbel

Em 1968 Maria Alice Estrella estudava no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, onde cursava a Escola Normal e fazia parte do T.I.P.I.E. – Teatro Infantil Permanente do Instituto de Educação. A professora chamava-se Olga Reverbel, com quem a turma encenou a peça O Chapeuzinho Vermelho, numa adaptação de Maria Clara Machado.

O personagem que Maria Alice interpretou foi o lobo.

Tímida e receosa de que Dona Olga lhe recriminasse, fez de tudo para não ser notada. Felizmente não deu certo, e acabou fazendo um enorme sucesso com as crianças da platéia, que batiam palmas para o lobo.

No espetáculo havia uma fala em que os bichinhos da floresta avisavam a Chapeuzinho da volta do lobo: O LOBO VOLTOU! O LOBO VOLTOU!

Quando finalizaram a apresentação, Dona Olga chamou Maria Alice, que foi tremendo ao seu encontro. Olga, então, olhou firme em seus olhos e disse:

– Menina, tu tens que cursar Arte Dramática!

Algum tempo depois, devido a uma séria moléstia, Maria Alice teve que interromper o Curso Normal. Foi até a sala do TIPIE para se despedir do grupo e da professora.  Quando abriu devagarzinho a porta, Dona Olga, avistando-lhe, falou: – O LOBO VOLTOU!

Claro que me emocionei e chorei bastante – lembra Maria Alice.

Passados muitos anos – uns 18 anos talvez – Maria Alice estava no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na fila de check in, quando avistou e reconheceu, na outra fila, a Dona Olga Reverbel. Aproximou-se dela cheia de alegria e admiração, postando-se a sua frente, sorrindo. Olga, imediatamente, disse: – O LOBO VOLTOU!   

“Nem preciso falar da emoção de me saber reconhecida por um personagem que ficara na lembrança de um tempo passado”, recorda a ex-aluna de Olga, que lhe disse ainda: Alguns alunos meus marcaram tanto com seus personagens, que não sei como se chamam, só lembro-me do personagem que interpretaram.

Passado mais um tempo, Maria Alice assistiu a uma entrevista de Olga na televisão em que ela menciona o fato ocorrido no aeroporto, e finaliza dizendo: – Não sei o nome dessa aluna, mas nunca esqueci o LOBO!

Maria Alice Estrella é poetisa e escritora e atualmente reside em Pelotas. Concedeu esse depoimento para a Biografia de Olga Reverbel.

Proibida a reprodução deste texto em parte ou no todo, em qualquer mídia, sem  prévia autorização. Para maiores informações entrar em contato com c_lavich@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s