Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura
Christian Lavich Goldschmidt foi responsável pela implantação do Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, uma parceria entre Livraria Cultura e Fundação Gaia – Legado Lutzenberger. Ao longo de seis anos foi o curador do evento, reunindo palestrantes das mais diversas áreas de atuação, oportunizando acesso à informação de qualidade, com debates ligados às questões ambientais.
O ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2010 ainda está em andamento. Nos próximos dias coloco neste espaço os palestrantes deste ano. Abaixo a relação dos palestrantes dos anos anteriores.
Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2009
Curadoria Christian Lavich Goldschmidt
1 – A Experiência do Projeto Ambiental Gaia Village, em Garopaba – SC: um estímulo a mudanças que resultem em sustentabilidade ambiental local, com a bióloga Sandra Severo, em 14/04/2009.
2 – Antropocentrismo, Biocentrismo, Ecoturismo e Meditação, com o filósofo Vicente Medáglia, em 15/05/2009.
3 – Expedição Deserto de Cristal, com o geógrafo e professor do Departamento de Geografia da UFRGS Francisco Eliseu Aquino, em 09/06/2009.
4 – Educação Ambiental em Porto Alegre – Saberes em Rede, com Teresinha Sá Oliveira, Ambientalista, Pedagoga, Especialista em Educação Psicomotora, Assessora e Coordenadora do projeto de Educação Ambiental da SMED POA nos últimos 10 anos, em 14/07/2009.
5 – Ação Coletiva das Mulheres da Terra: Ecologia nas dimensões pessoal, cultural e ambiental, desenvolvido pela Rede Mística Feminina do Meio Popular, financiado pela Fundação Luterana de Diaconia sob a coordenação da socióloga Naia Oliveira, sendo esta a palestrante, em 11/08/2009.
6 – Considerações sobre o Princípio da participação do Direito Ambiental em nossas Ações Cotidianas, com a advogada e Perita Judicial Ambiental Dra. Ana Cecília Kowalewski, em 13/10/2009.
7 – Territorialidades urbanas em disputa: o universo da catação de lixo e (in) justiça ambiental na cidade, com Rosa Maris Rosado, bióloga, Mestre em Ecologia, Doutora em Geografia – UFRGS, em 10/11/2009.
Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2008
Curadoria Christian Lavich Goldschmidt
1 – Maternidade Ecológica, com Maria Alice Vargas Viegas, do Integria Centro de Vivências e Lara Lutzenberger, Presidente da Fundação Gaia, em 13/05/2008.
2 – Ecologia na Educação das Séries Iniciais, com Silvia Lignon Carneiro, Pedagoga e proprietária da Escola Amigos do Verde, em 08/07/2008.
3 – Visão Ecológica de uma Viagem: Vancouver – Canadá, com a socióloga Naia Oliveira e o psiquiatra Pablo Oliveira, em 12/08/2008.
4 – Ecologia da Restauração, com o biólogo, Professor doutor Gilberto Gonçalves Rodrigues, em 23/09/2008.
5 – A Importância do Trabalho Voluntário para as ONGs, com Ilone Rivas de Alvez, coordnadora da ONG Parceiros Voluntário, em 14/10/2008.
Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2007
Curadoria Christian Lavich Goldschmidt
1 – Universidade e Meio Ambiente, com Erwen Toch Trop Jr., coordenador da Engenharia Ambiental da ULBRA, Jorge Alberto Villwock, diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUCRS e Luís Felipe Machado Nascimento, coordenador do Grupo Interdisciplinar de Gestão Ambiental da UFRGS, em 13/03/2007.
2 – Responsabilidade Ambiental na Empresa, com Luis Fernando Bodanese, da Área Ambiental Corporativa da GERDAU, em 10/04/2007.
3 – Cultivando o Jardim do Buda da Medicina, com David Crow, de Los Angeles – EUA, em 02/05/2007.
4 – Esporte e Meio Ambiente, com Carlos Dill, da Salvamar Mergulho Ecológico, Felipe Raupp – Escola de Mergulho, e Orlei Júnior, da Mundo Vertical Montanhismo, em 08/05/2007.
5 – Lutzenberger For Ever Gaia, com o cineasta Frank Coe, Lilly e Lara Lutzenberger, em 12/06/2007.
6 – Arte e Meio Ambiente, com o cartunista Edgar Vasques, o fotógrafo Rogério Ribeiro e o escultor Roberto Umansky, em 10/07/2007.
7 – Abordagem Ambiental na Imprensa, com Ricardo Azeredo, da ULBRA TV e Nilton Schüller, da TVE, em 14/08/2007.
8 – O Impacto das Hidrelétricas na Biodiversidade Brasileira, com o biólogo Paulo Brack, em 11/09/2007.
9 – Uma Visão Holística e Atual sobre a Integração do Planeta, com o jornalista Najar Tubino, em 09/10/2007.
10 – Caminhos da Sustentabilidade no Brasil, com Roberto Cavalcante e Marco Antônio Fujihara, em 13/11/2007.
Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2006
Curadoria Christian Lavich Goldschmidt
1 – Mulheres Notáveis, com Diza Gonzaga, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida urgente, Marli Medeiros, líder comunitária da Vila Pinto, e com a socióloga Naia Oliveira, em 14/03/2006.
2 – Histórico e Perspectivas do Movimento Ambientalista, com a jornalista e escritora Lilian Dreyer, Professor José Lewgoy, Nirvan Giacomini e Lara Lutzenberger, em 11/04/2006.
3 – A Paisagem do Pampa, com o fotógrafo e paisagista Paulo Backes, em 09/05/2006
4 – O Papel das Instituições Públicas na Preservação Ambiental, com Anelise Steigleder, Promotora do Ministério Público, Cel. Juarez de souza, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar e Beto Moesch, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, em 12/06/2006.
5 – Permacultura, com Eduardo Diehl, em 11/07/2006.
6 – Ecotelhados para Cidades Sustentáveis, com João Manoel Linck Feijó, em 08/08/ 2006.
7 – O Buda da Medicina, com David Crow, acunpunturista, terapeuta e herbologista americano, com experiência de 20 anos no Tibet e Nepal, em 12/09/2006.
8 – Mobilizações Populares, com Marcelo Ruas, Presidente da AMABI – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência, Paulo Vencatto, da Associação do Bairro Moinhos de Vento e Nestor Nadruz, coordenador do Movimento Porto Alegre VIVE, em 10/10/2006.
9 – Rio dos Sinos – qual o seu futuro? Com a bióloga Solange Carmem Mânica, em 14/11/2006.
Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2005
Curadoria Christian Lavich Goldschmidt
1 – Mulher, cultura e Natureza, com a socióloga Naia Oliveira, em 08/03/2005.
2 – Educação Ambiental: A força de cada um na construção de um Mundo Sustentável, com a Educadora Ambiental Beatriz Osório Stumpf, em 12/04/2005.
3 – A Natureza como Inspiração para a Literatura e a Música, com o escritor Luís Augusto Fischer, Banda The Darma Lóvers e a jornalista Mary Mezzari, em 14/06/2005.
4 – Cinema e Ecologia, com o cineasta Frank Coe, em 12/07/2005.
5 – Teatro e Ecologia, com a professora e diretora de teatro Vera Potthoff e Christian Lavich Goldschmidt, em 09/08/2005.
6 – Filosofia do Meio Ambiente, com o filósofo Vicente Medáglia, em 13/09/2005.
7 – O Papel da Imprensa para as Questões Ambientais, com a jornalista Jurema Josefa, do Correio do Povo, Lorena Paim, do Jornal do Comércio, Guilherme Kölling, do Jornal JÁ, e João Batista Santafé Aguiar, da Ecoagência, em 11/10/2005.
8 – Ecologia e Espiritualidade, com Lama Padma Santem, do Centro Budista Caminho do Meio e maria Alzira Nobre, da Sukyo Mahikari, em 08/11/2005.