Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2010

Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2010

PALESTRA MARÇO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, no dia 9 de março de 2010, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra A Ecologia e as artes visuais. A artista plástica, designer e arte educadora Zoravia Bettiol vai fazer uma reflexão, em uma linha de tempo, sobre como os conceitos estéticos e científicos, relacionados com a natureza, se refletem nas artes visuais, como os artistas tem transfigurado estes conceitos nas suas obras e como a situação desesperadora do nosso planeta repercute na criação artística propiciando um número grande de leituras da mesma obra. A ecologia, conceito historicamente recente encontra um espaço significativo na produção artística contemporânea de nossos artistas visuais, sendo a polarização -preservação versus destruição – observada em muitas obras, responsável por uma saudável polêmica. A artista fará uma apresentação em PowerPoint e falará também sobre suas instalações individuais e coletivas.

Zoravia Bettiol tem uma parte significativa de sua obra plástica ligada à ecologia que se manifesta em séries quer seja na gravura, no desenho ou na instalação. Ela pertence à AGAPAN desde 1983 e, como artista âncora do Essa Poa é Boa realizou, com seu grupo de artistas R_ECOnstruindo a vida, uma série de eventos relacionados ao ambientalismo em 2007. Atualmente integra o Fórum Municipal das Entidades e o Movimento Defenda a Orla.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA ABRIL 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger promove a palestra “Poluição do Ar e Saúde”, que acontecerá no próximo dia 13 abril, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre. Na oportunidade, a Dra. Cláudia Ramos Rhoden fornecerá informações científicas sobre a questão do risco à saúde resultante da exposição urbana aos poluentes do ar e discutirá medidas de avaliação dos riscos através do uso de biomonitores vegetais. Cláudia Rhoden tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase no estudo dos efeitos da poluição do ar sobre a saúde humana, atuando nos seguintes temas: modelos animais e vegetais para o estudo dos efeitos dos poluentes do ar, estresse oxidativo, genotoxicidade, alterações cardiorrespiratória, reprodutivas e comportamentais.

Cláudia Ramos Rhoden Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Farmacologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado no Programa de Fisiologia com ênfase em Ciência Ambiental na Harvard University (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Também é Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA MAIO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, dia 11 de maio de 2010, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra “O ativismo judicial do terceiro setor – cidadania pró-ativa”. O advogado ambientalista e integrante da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Christiano Ribeiro, fará uma exposição sobre o ativismo judicial do terceiro setor na tutela do meio ambiente, tratando dos mecanismos à disposição de associações e de pessoas físicas na tutela do meio ambiente e do direito de participação nas políticas públicas ambientais, incluindo as políticas urbanas e a proteção do meio ambiente cultural. Trata-se de um trabalho que emergiu da sua experiência durante o período que participou do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, na qualidade de conselheiro pela OAB/RS.

Christiano Ribeiro Advogado, graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1998), no Rio de Janeiro, com pós graduação na AJURIS/RS, IDC/RS e Verbo Jurídico/RS. É membro ativo da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Foi conselheiro indicado pela OAB/RS do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/RS durante o período de agosto/2006 a maio/2009. É Juiz instrutor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. Possui experiência em Direito Ambiental, Urbanístico e do Consumidor, com ênfase em demandas coletivas.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA JUNHO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, no dia 08 de junho de 2010, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra “A Reciprocidade no Desempenho Socioeconômico da Agricultura Familiar”. O Engenheiro Agrônomo e Mestre em Desenvolvimento Rural, Rubens Tesche, falará sobre os agricultores familiares do Rio Grande do Sul, que desenvolvem diversas atividades agrícolas geradoras de renda para sobreviverem e se reproduzirem socialmente. Rubens mostrará as transformações que ocorreram no processo produtivo destes agricultores, como a modernização tecnológica desde a produção, armazenagem, transporte e industrialização. Será enfocada a viabilidade da produção em regiões longínquas aos centros consumidores. A globalização que transforma o produto em “comoditty”, a dependência do produtor aos oligopsônios que tem poder de mercado de fixar preços e a tendência dos agricultores familiares inseridos nesse contexto de se organizarem em redes para enfrentarem os desafios também serão abordadas.

Rubens Wladimir Tesche Engenheiro Agrônomo, Extensionista Rural da EMATER/RS, Mestre em Desenvolvimento Rural pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA JULHO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger promove a palestra “Yoga e Ecologia”, que acontecerá no próximo dia 13 de julho, terça-feira, às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre. Na oportunidade, o professor de yoga Henrique Raizler vai apresentar uma abordagem ampla sobre nosso estilo de vida, através da milenar filosofia do yoga e sua interface com o meio ambiente e nossa qualidade vida. Através de práticas simples cada um pode reinventar sua forma de ver o mundo. O processo de auto-conhecimento amplia nossa visão em relação à interdependência de todos os seres com o meio em que vivemos. Uma prática que sustenta o contentamento, além das dualidades cotidianas, brinda-nos com uma real interação com a ecologia e a sustentabilidade pessoal e do todo.

Henrique Raizler Graduado em Engenharia Civil  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-graduação em Marketing também pela UFRGS e mestrado na mesma área pela UCES (Universidade de Ciências Econômicas e Sociais de Buenos Aires). Ë fotógrafo premiado e comunicador; apresenta o MAPA MUNDI na rádio BAND AM 640 e BANDNEWS FM. Viaja desde jovem pelo mundo afora. Pratica yoga desde meados dos anos 80 com cursos, práticas e retiros nos principais centros Sivananda do mundo. Participa anualmente de retiros seja no Brasil, Canadá e Índia. Ministra cursos, retiros e palestras com uma visão ampla sobre auto conhecimento, saúde e qualidade de vida .

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA AGOSTO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, no dia 11 de agosto de 2010, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra “Águas de Processos de Lavagem de Roupas – Reutilização, estudo de um caso”. O químico de desenvolvimento analítico e professor de ensino técnico ambiental Renato Evangelista, falará sobre as atenções para o uso das águas em nosso cotidiano, incentivando o público ao desenvolvimento criativo de ações que possam economizar e reduzir os impactos ambientais de despejos aleatórios. Apresentando o estudo e aplicações de reduções das ações poluidoras em processo de lavagem de roupas, controles de recirculações e disposições sólidas.

Renato Evangelista Químico, graduado pela Pontifícia Universidade Católica – RS. Tecnologias de Alimentos e Segurança no Trabalho completam-se em áreas de especializações junto a UFRGS. O palestrante atua no seguimento de pesquisa e desenvolvimento analítico para solos, água e ar, em empresa de projetos ambientais, educador em segurança no trabalho e meio ambiente em ensinos técnicos e, representação em conselho de profissionais da área química.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA SETEMBRO 2010 

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, neste dia 14 de setembro, a palestra “Metodologias de Educação Ambiental” com a consultora em educação ambiental Beatriz Osório Stumpf. Neste encontro serão apresentados e discutidos os principais métodos que estão sendo utilizados e sugeridos em processos educativos ambientais, com o relato de algumas experiências e tendo como referência reconhecidos pesquisadores e atuadores da área, mas enfatizando a importância da criatividade e da flexibilidade. Através desta apresentação e buscando-se estimular a participação do público, estarão sendo revelados e construídos alguns elementos importantes para a elaboração de programas de Educação Ambiental. Alguns exemplos destas metodologias são: diagnóstico sócio-ambiental, interpretação ambiental, diferentes tipos de métodos participativos e de dinâmicas de grupo, vivências, mutirões, construção de materiais, técnicas avaliativas e visualização criativa. Também serão abordadas algumas técnicas de atuação em ecologia social, como resolução de conflitos e comunicação colaborativa.

Beatriz Osório Stumpf, médica veterinária com mestrado em psicobiologia, é consultora em Educação Ambiental na Fundação Gaia, desde 1996, atuando na construção e execução de programas educativos ambientais escolares e comunitários, cursos, oficinas, seminários, palestras e assessorias. Trabalhou como consultora da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, na Assessoria de Formação, através do Programa de Manejo dos Recursos Naturais e Alívio à Pobreza Rural (RS Rural). Também desenvolveu trabalhos junto à UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Educação e Faculdade de Educação), Secretaria de Educação de Porto Alegre (Departamento de Políticas Educativas), CLEPEI – Comissão de Luta pela Efetivação do Parque Estadual de Itapuã, Coletivo Planta Sonhos, Instituto Criar, Centro Ecológico e SENAC.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA OUTUBRO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, no dia 26 de outubro de 2010, às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre , a palestra “Eco pedagogia e Ação Pedagógica na Carta da Terra”. A professora Lívia Albanus fará uma exposição sobre os principais conceitos da ecopedagogia e tratará da sua aplicação prática na Educação através de projetos pedagógicos significativos e interdisciplinares, que tem como objetivo promover a conscientização e a cidadania planetária através das orientações estabelecidas na Carta da Terra.

Lívia Lucina Ferreira Albanus – Professora Graduada em Pedagogia – Orientação Educacional e Especialista em Gestão Ambiental pela ULBRA. Atualmente é professora da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil e titular da disciplina de Ecopedagogia: Educação e Meio Ambiente, sendo responsável pela confecção do livro, que possui o mesmo título. Atua também nas áreas sociais através de projetos educacionais voltados aos filhos de catadores de lixo na região metropolitana.

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA NOVEMBRO 2010

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger realiza, dia 10 de novembro, às 19h30, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra “Mudanças climáticas: repercussões e ações locais”. O advogado, vereador de Porto Alegre e ambientalista Beto Moesch versará sobre a crise climática que se abate sobre o planeta, indicando suas causas e conseqüências e as alternativas para enfrentar esse desafio ambiental no âmbito das políticas públicas municipais.

Beto Moeschvereador de Porto Alegre, advogado especialista em Direito Ambiental, coordenador da elaboração dos códigos Florestal e do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. 

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

PALESTRA DE DEZEMBRO

Com curadoria de Christian Lavich Goldschmidt, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger, convida para palestra “De Baleias a Corais: desafios da Conservação dos Oceanos no Brasil e no Mundo”, com José Truda Palazzo Jr, no dia 14 de dezembro, às 19:30h, no auditório da Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country. O Brasil é um país de 8.000 km de costa, mas cuja população é incapaz de entender e se mobilizar pela conservação do inestimável patrimônio natural marinho sob nossa jurisdição. A palestra pretende apresentar um resumo dos problemas globais de conservação dos oceanos, remetendo-os à realidade brasileira e apontando caminhos para que salvemos o que resta da biodiversidade marinha do Brasil.

José Truda Palazzo Jr. foi fundador e principal força motriz durante 27 anos do Projeto Baleia-franca, projeto que completou 25 anos em 2007 e tem como objetivo a proteção da espécie Eubalaena australis, a Baleia-franca. Além disso, Truda Palazzo tem trabalhado, ao longo dos anos, em várias iniciativas de proteção ao meio ambiente, tendo se tornado um respeitado e conhecido ecologista. É colunista do portal www.oeco.com.br

Entrada Franca!

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s