Uma nova Sinfonia para Lutzenberger

Em 1997, na Polônia, nasceu o Festival de Páscoa Ludwig Van Beethoven, para homenagear e lembrar os 170 anos de morte do autor da IX Sinfonia. Esse festival que acompanhei até o ano 2000, trouxe na sua terceira edição, em 1999, em seu cartaz de divulgação, pilares de concreto transmutando-se em árvores que voam pelos ares, embaladas pela força transformadora da música.

A mesma obra mostra, em primeiro plano, árvores tendo seus troncos transformados em pilares, elos de ligação entre suas frondosas copas e suas profundas raízes no solo. A mensagem é a de que a música tem o poder da mudança e da integração. Mostra-nos que natureza e arte andam juntas. Essa imagem com o poder transformador da música, me fez lembrar de quando Lutzenberger embarcava em seu carro e viajava para qualquer lugar apreciando as belas paisagens do entorno ao som da música erudita. Também identificávamos sua volta pela boa música que o acompanhava.

No dia 15 de maio de 2002, quando Lutz foi velado em seu refúgio, o Rincão Gaia, não houve cerimônia religiosa. A paz e a tranqüilidade reinaram absolutas, mais uma vez, ao som da música clássica. Neste mesmo dia a natureza nos preparava uma sinfonia única, privilégio para poucos. Lutz foi sepultado em um bosque, sem caixão, envolto em suas vestimentas e em uma manta indiana de algodão orgânico. Para nossa surpresa, após a última pá de terra cobrir sua sepultura, caiu sobre os presentes uma tempestade – assustando alguns, impressionando a outros.          

Numa seqüência de raios, trovões, forte chuva e rajadas de vento, pássaros voavam e árvores tombavam a nossa volta. Era a sinfonia da vida regida por Gaia. No final daquele mês a OSPA ofereceu um concerto em homenagem a Lutzenberger. Agora, lembrando os seis anos de seu falecimento, e comemorando os 21 anos da Fundação Gaia, a OSPA, sensibilizada, faz o mesmo. Muito Obrigado!

Publicado no Programa do 7º Concerto Oficial Teatro da OSPA, realizado no dia 03 de junho de 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s