Em busca da Felicidade

Se existe algo que nos move em todos os momentos da vida, não importa onde estejamos ou o que façamos, é a busca pela felicidade. Às vezes, numa visão equivocada, tendemos a associar este “estado de espírito” com a possibilidade de desfrutarmos de grande quantidade de dinheiro e conseqüentemente da aquisição de bens materiais. Para muitos, o significado mais profundo da felicidade está no fato de locupletarem-se com tudo o que o poder aquisitivo lhes proporciona. Como o dinheiro não é o sinônimo maior da felicidade, se este lhes falta, falta-lhes tudo; inclusive o discernimento para entender que as alegrias da vida não se fazem somente com gordas contas bancárias.

Entender o real significado da felicidade é algo que nos move assim como nos movemos em busca da mesma. Com isso, precisamos compartilhar e refletir coletivamente sobre seu significado mais genuíno; por isso resolvi aceitar o convite de Lara Lutzenberger e participar do evento “Felicidade na Íntegra” que a Fundação Gaia está organizando para os dias 15 e 16 de julho. Trocar experiências com pessoas de diferentes culturas, áreas e classes sociais pode nos fazer entender um pouco mais sobre como e o que cada um faz para ser feliz.

Vou ao encontro em busca de muitas respostas, mas também tendo a certeza de que o dinheiro só aumenta a felicidade de quem é feliz em “estado de espírito”. As perguntas que me faço e farei aos demais são as seguintes: O que é felicidade? Qual concepção prevalesce nos Povos Tradicionais? E na Sociedade Moderna? Como a busca pela felicidade influencia e movimenta nossas vidas? Por que sua busca não se traduz num mundo mais feliz (e justo) para todos? Como acessar nossa capacidade inerente de ser feliz? Não espero encontrar a fórmula da felicidade, mas acredito que o filósofo Vicente Medáglia, o líder indígena Cirilo Guarani e o professor de Tai Chi Chuan, Elivelto, me indicarão alguns caminhos até agora por mim desconhecidos.

(Texto também publicado no Jornal do Comércio de Porto Alegre, no dia 21/06/2006)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s