Jornalismo Ambiental

Com o objetivo de estabelecer um diálogo entre os meios de comunicação, entidades não-governamentais e sociedade civil, a Fundação Gaia promoveu no último dia 11 de outubro a palestra “O Papel da Imprensa para as Questões Ambientais”. Com a presença de editores e chefes de reportagem dos principais jornais do Rio Grande do Sul, a palestra-debate foi conduzida pela escritora Lilian Dreyer. O evento oportunizou aos jornalistas presentes discorrerem sobre o que a imprensa gaúcha vêm fazendo para informar, conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Numa época em que nos defrontamos com o esfacelamento da sociedade, com a deterioração do meio ambiente, e com outros problemas prementes; também foram discutidos que tipos de enfoques e iniciativas da imprensa poderiam contribuir de forma decisiva para que a humanidade se torne mais ativa em promover o bem-estar de todos sem comprometer o ecossistema ao qual estamos inseridos. Representantes de ONGs lembraram que essas entidades foram criadas e existem não com o objetivo de travar o progresso e o avanço da humanidade, mas sim para permitir que todos os seres vivos existam e avancem no caminho da prosperidade.

Estamos construindo uma civilização baseada no individualismo, e o resultado disso são as últimas catástrofes naturais, através das quais estamos experimentando severos desafios. Porém, com esses fenômenos temos também a oportunidade, com reflexão e diálogo, de demonstrarmos de que serve a sabedoria humana – ou será que vamos esperar que nossos caminhos fiquem repletos de desatres e sofrimento?

Lorena Paim, do Jornal do Comércio, lembrou que o papel fundamental da imprensa é o de informar priorizando também os assuntos ecológicos. Dessa maneira, isso se faz não só registrando as catástrofes ambientais, mas sim divulgando as ações desenvolvidas para evitá-las. O “ecojornalismo”, segundo ela, se faz dando vóz e direito à todos os que lutam pela causa ambiental.

(Artigo também publicado no Jornal do Comércio de Porto Alegre do dia 24/10/2005)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s